Implantes Hormonais

Popularmente conhecidos como “chip da beleza”, esses implantes na verdade não são “chips”, mas pequenos “tubinhos” de silicone colocados debaixo da pele que liberam o hormônio sintético gestrinona, que ganharam destaque devido a seus possíveis efeitos de redução da gordura corporal e ganho de massa muscular.

Entenda sobre os implantes hormonais

Atualmente, cada vez mais mulheres buscam métodos hormonais de liberação lenta devido principalmente à praticidade de uso por não necessitarem de muita intervenção diária da paciente e manterem uma concentração hormonal constante gerando menos efeitos colaterais relacionados às oscilações presentes em outros métodos. Com grande destaque nesse grupo, temos os implantes que possuem em sua composição um hormônio sintético, a gestrinona, que devido principalmente aos seus possíveis efeitos de redução da gordura corporal e ganho de massa muscular, se popularizaram como “chip da beleza”.

Esses implantes na verdade são pequenos “tubinhos” de silicone contendo hormônio colocados embaixo da pele, que possuem assim como qualquer outra medicação diversos benefícios e efeitos colaterais, devendo então se analisar muito bem cada caso e assim decidir se será benéfico ou não para a paciente.

foto de implante hormonal

Como principais benefícios destacam-se redução de cólicas menstruais, redução ou interrupção do fluxo menstrual dependendo do implante selecionado, aumento da disposição para atividades físicas e da libido, redução da gordura corporal e ganho de massa muscular. Como principais efeitos colaterais, destacamos como os de maior preocupação entre as pacientes alteração do timbre da voz, aumento da oleosidade da pele, acne e hipertrofia de clitóris, diretamente relacionados com a dose hormonal utilizada.

Diferente de muitos outros métodos hormonais de liberação lenta utilizados principalmente como métodos contraceptivos que já vem “prontos” em dosagem padrão para todas as pacientes, esses implantes à base de gestrinona são na verdade métodos personalizados, podendo conter outros hormônios juntos e suas doses variando de acordo com cada paciente.

Além da gestrinona, outros hormônios como nestorone (elcometrina), testosterona, estradiol, oxandrolona e acetato de nomegestrol podem ser considerados para pacientes com endometriose, miomas, cólicas menstruais, adenomiose, sangramento menstrual excessivo, hiperplasia de endométrio, doença fibrocística da mama, promover a suspensão da menstruação e reverter os sintomas e as consequências da menopausa, assim como restaurar o vigor físico, estimular o raciocínio, a memória e aumentar a libido.

Sabendo que os benefícios buscados pelas pacientes assim como seus possíveis efeitos colaterais estão diretamente relacionados aos hormônios e doses utilizados nos implantes, é de extrema importância a realização de diversos exames para que se consiga não só avaliar se esse método trará benefícios para a paciente, assim como a escolha correta da formulação desses implantes. 

O médico

foto Dr. Antonio Magarinos

Sabendo da importância tanto de uma criteriosa avaliação quanto de uma escolha assertiva em relação aos hormônios e doses utilizados para que se tenha bons resultados, que devem ser individualizados de acordo com as necessidades de cada paciente, contamos na HMT Medicina e Saúde com o Dr. Antonio Eugenio Magarinos Torres.

O Dr. Antonio Magarinos é um dedicado, perfeccionista e conceituado médico, com vasta experiência tanto na parte laboratorial para que se consiga um bom estudo dos níveis hormonais atuais da paciente e de outros exames relevantes (foi diretor médico inclusive por muitos anos de um dos laboratórios de análises clínicas mais renomados do Rio de Janeiro, o “Laboratório Richet”) e é um grande estudioso da fisiologia e alterações hormonais do ciclo menstrual, sendo também dos pioneiros da reprodução humana no Brasil com muitas conquistas em sua trajetória, como por exemplo a primeira Fertilização In Vitro do Rio de Janeiro através da técnica ICSI, em que um espermatozoide é injetado dentro de cada óvulo, sendo a mais utilizada até hoje nesses tratamentos de reprodução assistida.

Aqui em nossa clínica o Dr. Antonio Magarinos analisará se realmente o implante à base de gestrinona trará benefícios, determinará quais hormônios e dosagem ideais para você e no caso de não achar que o método será benéfico, estudará outras possíveis opções.

Benefícios

Redução Dos Sintomas Da Endometriose e Adenomiose

Gestrinona pode ajudar a aliviar os sintomas da endometriose e adenomiose, como cólicas menstruais intensas e sangramento menstrual excessivo. Como a gestrinona tem propriedades antiestrogênicas, ela pode ajudar a diminuir o crescimento anormal do tecido endometrial.

Aumento de Massa Muscular, Disposição e Libido

A gestrinona pode favorecer o ganho de massa muscular e aumentar a disposição para atividades físicas e a libido em resposta à elevação dos níveis de testosterona.

Eliminação da Tensão Pré-Menstrual (TPM)

A gestrinona pode eliminar a TPM durante seu uso através do bloqueio do ciclo menstrual.

Alívio de Sintomas Relacionados a Miomas

Devido principalmente a sua ação antiestrogênica e bloqueio do ciclo menstrual, o uso da gestrinona pode favorecer pacientes com sintomas relacionados a alguns tipos de miomas, como por exemplo dor pélvica e sangramentos menstruais excessivos.

Quem pode se beneficiar com os implantes hormonais?

Pacientes que sofrem por tensão pré-menstrual (TPM), que geralmente incluem sintomas físicos, emocionais e comportamentais que se iniciam uma a duas semanas antes da menstruação e aliviam com o início do fluxo menstrual, podem se beneficiar pela ação de bloqueio do ciclo menstrual. Essa ação também pode favorecer a outras patologias, como por exemplo dores e sangramentos menstruais excessivos relacionados a alguns tipos de miomas. 

Além disso, mulheres com endometriose podem se beneficiar com os implantes de gestrinona, já que a condição é caracterizada pelo crescimento de tecido endometrial fora do útero, causando dor e desconforto menstrual. A gestrinona pode ajudar a aliviar esses sintomas principalmente pela sua ação antiestrogênica, prevenindo o crescimento desse tecido.

Algumas mulheres com queixas relacionadas a diminuição de libido, massa muscular e disposição para praticarem atividades físicas, que muitas vezes podem estar relacionadas a alterações hormonais, podem se beneficiar com o uso da gestrinona, uma vez que favorece ao aumento da testosterona.

Perguntas Frequentes

Os principais implantes disponíveis hoje no mercado têm duração de 06 meses a 01 ano, alguns com necessidade de remoção e outros bioabsorvíveis, sem a necessidade de remoção.

Não, esses implantes podem ser produzidos utilizando diferentes hormônios e doses, podendo então trazer benefícios tanto para pacientes jovens com a possibilidade de efeitos contraceptivos associados como para pacientes mais velhas que buscam repor deficiências hormonais e melhor qualidade de vida.

Sim, os implantes podem ser uma ótima opção nesses casos, conseguindo aliviar os sintomas da TPM e dependendo do hormônio e dose utilizados, diminuir ou interromper o sangramento, trazendo benefício também para pacientes que sofrem por endometriose. 

Os implantes são colocados superficialmente no consultório, embaixo da pele e utilizando anestesia local, sendo bem tolerado pelas pacientes.

Não, por isso é de extrema importância uma avaliação criteriosa por profissional experiente, pois para o grupo de pacientes que possuem real indicação, os implantes podem trazer excelentes resultados, assim como as que não fazem parte desse grupo, poderiam se beneficiar mais com algum outro dos inúmeros métodos terapêuticos presentes no mercado. Infelizmente observa-se hoje na prática o uso indiscriminado, má seleção hormonal e doses inadequadas para algumas pacientes.

Profissionais

Corpo clínico

Nosso corpo clínico é composto por médicos e profissionais altamente qualificados e experientes em reprodução assistida, o que nos permite oferecer um atendimento completo e personalizado para cada paciente. Com a mais avançada tecnologia e técnicas atualizadas, estamos comprometidos em ajudar nossos pacientes a realizarem o sonho de terem filhos e constituírem famílias felizes.

Dr. André Magarinos

Diretor Médico e responsável técnico da HMT Medicina e Saúde, atuando em Ginecologia com ênfase em Reprodução Assistida.

Dra. Cynthia Casotti

Médica responsável pela Pediatria e Alergia da HMT Medicina e Saúde.

Dr. Eduardo Magarinos

Médico Ultrassonografista da HMT Medicina e Saúde.

Localização

Telefones
+55(21)3228-7452
WhatsApp: +55(21)99649-1186
Endereço
Avenida das Américas, 12900, loja 101, bloco 2, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ. CEP 22.790-702
Entre em contato

Fale Conosco

Entre em contato conosco e dê o primeiro passo rumo à realização do seu sonho de ter um filho. Nossa equipe especializada em fertilização está pronta para atendê-lo.