Espermograma e Teste de Fragmentação de DNA Espermático

O espermograma avalia além de muitos outros fatores do sêmen, os espermatozoides principalmente em relação à quantidade, morfologia e motilidade. Já o teste de fragmentação de DNA espermático avalia a integridade do material genético dos espermatozoides.

Análise Seminal

Através da análise seminal, é possível realizar diferentes avaliações, sendo as mais comuns o espermograma ou também chamado de seminograma, teste de fragmentação de DNA do espermatozoide, teste de capacitação espermática, espermocultura, teste de sensibilidade aos antimicrobianos (TSA) ou também chamado de antibiograma e a pesquisa de anticorpos anti-espermatozoides.

Entenda sobre o espermograma

O espermograma é uma análise do sêmen extremamente útil na avaliação de fertilidade masculina. Dentre suas inúmeras indicações, podemos destacar como exemplo a investigação da causa de infertilidade, controle pós-vasectomia, varicocele, inflamações e outras patologias do sistema reprodutor, ejaculação retrógrada e uso de medicações como por exemplo anabolizantes e pacientes submetidos à quimioterapia.

Atualmente o espermograma é realizado de forma automatizada e/ou através de microscopia, a depender do padrão de qualidade do laboratório e da amostra. Recomenda-se um período em abstinência sexual (relação sexual, masturbação ou qualquer outra atividade que provoque ejaculação) de 2 a 7 dias (contados por noites dormidas) segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), ou conforme orientado pelo médico solicitante. A amostra deve ser coletada preferencialmente por masturbação, após o paciente urinar e higienizar as mãos e pênis com água e sabão.  

A coleta para o exame do sêmen é, para a grande maioria dos homens, uma situação constrangedora. Por isso, a HMT preocupou-se em montar um ambiente discreto e com todo conforto para o paciente, existindo também a possibilidade de realizar a coleta em sua residência e entregar o material na clínica, seguindo orientações. Por também atuarmos com Reprodução Assistida, sabemos da importância de uma avaliação baseada em critérios extremamente rigorosos como a morfologia estrita (Krüger), optando assim pela análise através de microscopia em busca de maior precisão, realizada por profissional capacitado. 

Teste de fragmentação de DNA espermático

O teste de fragmentação de DNA espermático é um estudo realizado no sêmen para detectar e quantificar os espermatozoides com DNA fragmentado na amostra. Estudos identificaram que espermatozoides aparentemente normais no espermograma (boa motilidade e dentro dos padrões morfológicos normais segundo os critérios de Krüger) podem possuir DNA fragmentado.

Essa fragmentação de DNA do espermatozoide pode ocorrer por diversos fatores genéticos, etários e ambientais (drogas, medicamentos, álcool, fumo, poluição, febre, infecção, inflamação, dieta, radiação, radicais livres, varicocele, etc.). Amostras com mais que 20% dos espermatozoides com DNA fragmentado produzem menores taxas de gestação e maiores taxas de aborto. O período de abstinência sexual (relação sexual, masturbação ou qualquer outra atividade que provoque ejaculação) recomendado é de 2 a 3 dias (contados por noites dormidas), ou conforme orientado pelo médico solicitante. A amostra deve ser coletada preferencialmente por masturbação, após o paciente urinar e higienizar as mãos e pênis com água e sabão. 

Na foto acima, espermatozoides com DNA intacto aparecem com grandes halos ao redor da cabeça e espermatozoides com DNA fragmentado têm halos pequenos ou nenhum halo.

Benefícios

Diagnóstico de infertilidade masculina

O espermograma e o teste de fragmentação de DNA espermático podem ajudar a diagnosticar problemas de fertilidade masculina, permitindo que o médico possa indicar o tratamento adequado para aumentar as chances de concepção.

Monitoramento do tratamento

Os exames podem ajudar a monitorar a eficácia do tratamento para infertilidade masculina, permitindo que o médico possa ajustar o tratamento conforme necessário para maximizar as chances de sucesso.

Prevenção de problemas de saúde

Além de avaliar a fertilidade masculina, o espermograma também pode identificar outras condições de saúde, como infecções, inflamações e outras alterações que podem afetar a saúde do homem.

Melhora da qualidade de vida

Saber que a fertilidade está preservada pode trazer mais tranquilidade e bem-estar para o homem e para o casal. Além disso, o espermograma pode ajudar a identificar problemas de saúde que podem ser tratados precocemente, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Quem pode se beneficiar com esse exame?

O espermograma pode beneficiar diferentes grupos de homens, destacando-se como principais aqueles com patologias relacionadas ao sistema reprodutor, em uso de medicações que possam interferir na produção e qualidade dos espermatozoides (como exemplo os anabolizantes e a quimioterapia), dificuldade para engravidar a parceira ou para realizar algum tratamento de reprodução e aqueles que foram submetidos à vasectomia para confirmação de sucesso do procedimento. 

O teste de fragmentação de DNA espermático pode beneficiar predominantemente homens tentando engravidar a parceira, porém sem sucesso e muitas vezes com espermograma e outros exames sem alterações, assim como casais em que a mulher engravidou algumas vezes, porém ocorreu aborto espontâneo.

Em relação à fertilidade, o espermograma e o teste de fragmentação de DNA espermático são as principais ferramentas para avaliar a saúde reprodutiva masculina e podem ajudar a identificar problemas que podem dificultar a concepção, permitindo que o tratamento adequado seja indicado.

Perguntas Frequentes

O espermograma avalia muitos fatores presentes no sêmen, possibilitando identificar processos inflamatórios, algumas infecções e alterações relacionadas a fertilidade, como por exemplo no formato dos espermatozoides, assim como diminuição do número e velocidade.

O teste de fragmentação de DNA espermático é indicado para pesquisa de fertilidade masculina, principalmente nos casos em que a parceira não engravida mesmo com os outros exames sem alterações, falhas repetidas em tratamentos de reprodução assistida e abortos espontâneos.

Os resultados dos exames devem ser interpretados pelo médico, que irá avaliar os dados do espermograma assim como do teste de fragmentação de DNA espermático para indicar o tratamento mais adequado, caso necessário.

Sim, existem diferentes métodos de realização do espermograma. A avaliação mais fidedigna é aquela realizada por microscopia seguindo padrões criteriosos, como por exemplo a morfologia estrita de Krüger. Geralmente, clínicas que atuam em reprodução sabendo da importância de uma boa análise seminal, optam pela análise através desse método.

Sim, a coleta do sêmen para a realização do espermograma pode ser na própria clínica ou na residência, seguindo instruções específicas relacionadas aos cuidados para a coleta e transporte do material.

Profissionais

Corpo clínico

Nosso corpo clínico é composto por médicos e profissionais altamente qualificados e experientes em reprodução assistida, o que nos permite oferecer um atendimento completo e personalizado para cada paciente. Com a mais avançada tecnologia e técnicas atualizadas, estamos comprometidos em ajudar nossos pacientes a realizarem o sonho de terem filhos e constituírem famílias felizes.

Dr. André Magarinos

Diretor Médico e responsável técnico da HMT Medicina e Saúde, atuando em Ginecologia com ênfase em Reprodução Assistida.

Dra. Cynthia Casotti

Médica responsável pela Pediatria e Alergia da HMT Medicina e Saúde.

Dr. Eduardo Magarinos

Médico Ultrassonografista da HMT Medicina e Saúde.

Localização

Telefones
+55(21)3228-7452
WhatsApp: +55(21)99649-1186
Endereço
Avenida das Américas, 12900, loja 101, bloco 2, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ. CEP 22.790-702
Entre em contato

Fale Conosco

Entre em contato conosco e dê o primeiro passo rumo à realização do seu sonho de ter um filho. Nossa equipe especializada em fertilização está pronta para atendê-lo.